REFLEXÃO PAs
Interdisciplina: Projeto Pedagógico em Ação
Interdisciplina: Projeto Pedagógico em Ação
A organização de um Projeto de Aprendizagem;
As diferenças entre Projeto de Aprendizagem, de Ensino e de Ação.
Aluna: Luciane Nunes Lopa de Oliveira
Um Projeto de Aprendizagem
parte da vontade de quem quer aprender algo. O aluno define sua pesquisa de
acordo com o seu interesse. Para Hernández, os alunos são protagonistas de sua
aprendizagem.
Na atividade que realizamos, no
semestre anterior, disparamos no fórum, perguntas e curiosidades. Os grupos
foram se unindo de acordo com os interesses. O Projeto de Aprendizagem foi baseado
na discussão de certezas e dúvidas, pesquisas e diálogo com o grupo, para
aprofundar o assunto.
Aprendemos muito, inclusive,
que devemos limitar o campo de pesquisa, para que o projeto não fique muito
extenso. O nosso trabalho seguiu em muitas direções porque tentamos responder
muitas perguntas.
As experiências sempre são
positivas, aprendemos muito, apesar de algumas falhas no caminho. Não é fácil
trabalhar com algo novo, diferente do padrão que estamos acostumadas, ou seja,
métodos tradicionais.
Os Projetos de Aprendizagem, conforme
Hernández, favorecem a reinvenção da escola e proporcionam oportunidades para
que as pessoas possam escrever sua própria história.
Nos Projetos de Ensino, o
professor é o elemento principal, ele escolhe e direciona os temas que serão
trabalhados. Ele vai determinar os métodos e as atividades que serão realizadas
para que o aluno possa aprender.
O professor define os objetivos
que serão alcançados, faz o planejamento, cria estratégias e desenvolve as
atividades. O aluno segue as orientações do professor.
Os Projetos de Ação envolvem atitudes e elaboração de estratégias a fim de solucionar problemas existentes
nos locais de vivência do individuo. Debater e expor assuntos em questão e
buscar soluções coletivamente.
Referência bibliográfica:
HERNÁNDEZ, Fernando. Transgressão e mudança na educação. Os projetos de
trabalho. Editora ARTMED. Ano: 1998.


Postagem: Luciane Lopa
Aluna: Veridiana Cardoso Biscarra Oliveira
Olá, sou a professora Veridiana! Trabalho com duas turmas: pela manhã, uma turma de 4ºano, com 21 alunos. A tarde, uma turma de 5º ano, com 24 alunos.
As professoras Anna Gomes e Luciane Lopa são minhas colegas de escola. Trabalhamos na Escola Municipal Miguel Couto, no município de Nova Santa Rita, já a colega Vanessa Quadros trabalha em outro município.
Colaborando com o blog, deixo minha participação sobre a organização e diferenças dos Projetos.
Projeto Pedagógico em Ação
Definição para Projeto
A partir dos estudos e leituras, considero que projeto seja o planejamento
de algo a ser executado a partir da curiosidade e vontade de querer aprender.
As diferenças entre Projeto de
Aprendizagem, de Ensino e de Ação.
*Aprendizagem: Projeto executado pelo aluno, com a orientação do professor. Os
projetos são realizados no âmbito escolar. Os alunos definem, escolhem os
assuntos e temas a ser pesquisados de acordo com o interesse da turma.
*Ensino: São projetos educacionais realizados pelos professores,
visando promover melhores resultados no processo de ensino aprendizagem. O
professor mantém o papel de transmissor de conhecimento, facilitador do
processo, conduzindo o trabalho a partir do interesse dos alunos por
determinada pesquisa.
*Ação: Professor age como orientador à pesquisa que envolva
problemáticas reais. Elaborando-se estratégias para solucionar e/ou identificar
possíveis problemas.


Refletindo sobre o Projeto de Aprendizagem
Ao realizar
a atividade do PA no semestre anterior, pude comprovar, como aluna, o quão
positivo e enriquecedor é trabalhar com projetos. Ao lançarmos perguntas e
curiosidades, as dúvidas e as certezas foram surgindo, assim como os grupos se
formando a partir das afinidades e interesses. Escolher o tema e fazer novas
amizades durante a realização do trabalho, é o que move e incentiva a querer
descobrir e ir mais além. A liberdade impulsiona a pesquisa, pois aprendi muito
com a troca de informações e as pesquisas realizadas, considero que me tornei uma
pesquisadora através do projeto.


Aluna: Anna Gomes
Refletindo sobre o PA do semestre anterior, percebo que o Projeto de Aprendizagem torna o aluno um pesquisador, pois ele deve buscar as respostas para suas dúvidas. O quadro de certezas e dúvidas deixa claro o caminho que devemos seguir. As discussões no grupo torna a reflexão mais enriquecedora, pois apesar do assunto ser de comum interesse, cada um percebe o tema de uma forma e assim é possível a troca de informações.
Refletindo sobre o PA do semestre anterior, percebo que o Projeto de Aprendizagem torna o aluno um pesquisador, pois ele deve buscar as respostas para suas dúvidas. O quadro de certezas e dúvidas deixa claro o caminho que devemos seguir. As discussões no grupo torna a reflexão mais enriquecedora, pois apesar do assunto ser de comum interesse, cada um percebe o tema de uma forma e assim é possível a troca de informações.
Embora não tenha concluído o projeto realizado anteriormente, o conhecimento obtido durante a pesquisa deixou reflexões sobre o tema.
Ao ler os textos percebo a diferença entre Projeto de Aprendizagem, de Ensino e de Ação da seguinte forma:
Projeto de Aprendizagem: O aluno deve ser orientado a pesquisar sobre o assunto de seu interesse. O professor possui o papel de orientador. Os assuntos são definidos de acordo com o interesse da turma.
Projeto de Ensino: O aluno recebe as informações dadas pelo professor. O professor mantém o papel de transmitir o conhecimento. Os assuntos são definidos pelo próprio professor, levando em consideração o interesse e os conteúdos da turma.
Projeto de Ação: O professor conduz os alunos a pesquisarem sobre os problemas reais da comunidade. Deve-se criar uma ação para a tentativa de solucionar o problema vivido.
Ao ler os textos percebo a diferença entre Projeto de Aprendizagem, de Ensino e de Ação da seguinte forma:
Projeto de Aprendizagem: O aluno deve ser orientado a pesquisar sobre o assunto de seu interesse. O professor possui o papel de orientador. Os assuntos são definidos de acordo com o interesse da turma.
Projeto de Ensino: O aluno recebe as informações dadas pelo professor. O professor mantém o papel de transmitir o conhecimento. Os assuntos são definidos pelo próprio professor, levando em consideração o interesse e os conteúdos da turma.
Projeto de Ação: O professor conduz os alunos a pesquisarem sobre os problemas reais da comunidade. Deve-se criar uma ação para a tentativa de solucionar o problema vivido.
Aluna:
Vanessa da Silva Rocha de Quadros
Sem dúvidas, um dos maiores desafios do semestre passado foi a
elaboração do Projeto de Aprendizagem proposta pela disciplina de Seminário
Integrador IV, em grupo, no qual elegemos estudar sobre a psicopatia. Tema
complexo e que nos exigiu muitas leituras, pesquisas e até mesmo apreciação de
filmes sobre o assunto.
Na busca pela compreensão da psicopatia, nosso grupo elaborou um plano
de ação para chegarmos a resposta da pergunta inicial: Uma pessoa nasce
psicopata ou se torna? Para tanto, nos valemos de diversos recursos.
Elaboramos o "quadro de certezas e dúvidas", no qual cada
participante pode colocar seus conhecimentos prévios sobre o assunto, bem como
as dúvidas a serem sanadas. Passado esse momento inicial de explosão de ideias,
foi o momento de buscarmos informações sobre o assunto através de pesquisas em
livros, na web, leituras de artigos, revistas científicas, bem como assistir
vídeos relacionados ao tema a ser investigado. Construímos e reconstruímos
mapas conceituais que evidenciaram nosso processo de descoberta e aprendizagem
sobre o tema.
As discussões em sala de aula ou no ambiente virtual sobre o tema com o
intuito de trocarmos ideias sempre foram muito ricas e esclarecedoras.
Trabalhamos enquanto grupo, na busca de construir um trabalho consistente e bem
embasado teoricamente. Entrevistamos um profissional habilitado (psicólogo).
Através das leituras e pesquisas realizadas bem como a experiência de
elaborar um Projeto de Aprendizagem, pude concluir que esses são dinâmicos,
flexíveis e permitem que ao aluno/pesquisador uma aprendizagem significativa. O
mesmo surge através de curiosidades, dúvidas, questionamentos. Permite que o
aluno pesquise, investigue, busque resoluções para os problemas. O professor
age como um mediador do conhecimento, enquanto o aluno é o protagonista.
Já nos Projetos de Ensino é o professor que propõe o que será estudado,
sendo o aluno um receptor. Nesse sentido, cria estratégias e meios de
aprendizagem. O docente é o detentor do conhecimento e a figura central.
Projetos de Ação se referem a atitudes e elaboração de estratégias a fim de solucionar
problemas existentes nos locais de vivência do indivíduo.
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