REFLEXÃO PAs

Interdisciplina: Projeto Pedagógico em Ação  


                   A organização de um Projeto de Aprendizagem;
                   As diferenças entre Projeto de Aprendizagem, de Ensino e de Ação.

        Aluna: Luciane Nunes Lopa de Oliveira

   Um Projeto de Aprendizagem parte da vontade de quem quer aprender algo. O aluno define sua pesquisa de acordo com o seu interesse. Para Hernández, os alunos são protagonistas de sua aprendizagem.
   Na atividade que realizamos, no semestre anterior, disparamos no fórum, perguntas e curiosidades. Os grupos foram se unindo de acordo com os interesses. O Projeto de Aprendizagem foi baseado na discussão de certezas e dúvidas, pesquisas e diálogo com o grupo, para aprofundar o assunto.
   Aprendemos muito, inclusive, que devemos limitar o campo de pesquisa, para que o projeto não fique muito extenso. O nosso trabalho seguiu em muitas direções porque tentamos responder muitas perguntas.
   As experiências sempre são positivas, aprendemos muito, apesar de algumas falhas no caminho. Não é fácil trabalhar com algo novo, diferente do padrão que estamos acostumadas, ou seja, métodos tradicionais.
  Os Projetos de Aprendizagem, conforme Hernández, favorecem a reinvenção da escola e proporcionam oportunidades para que as pessoas possam escrever sua própria história.
   Nos Projetos de Ensino, o professor é o elemento principal, ele escolhe e direciona os temas que serão trabalhados. Ele vai determinar os métodos e as atividades que serão realizadas para que o aluno possa aprender.
  O professor define os objetivos que serão alcançados, faz o planejamento, cria estratégias e desenvolve as atividades. O aluno segue as orientações do professor.
 Os Projetos de Ação envolvem atitudes e elaboração de estratégias a fim de solucionar problemas existentes nos locais de vivência do individuo. Debater e expor assuntos em questão e buscar soluções coletivamente.


Referência bibliográfica:


HERNÁNDEZ, Fernando. Transgressão e mudança na educação. Os projetos de trabalho. Editora ARTMED. Ano: 1998.




Postagem: Luciane Lopa



Aluna: Veridiana Cardoso Biscarra Oliveira

Olá, sou a professora Veridiana! Trabalho com duas turmas: pela manhã, uma turma de 4ºano, com 21 alunos. A tarde, uma turma de 5º ano, com 24 alunos. 
 As professoras Anna Gomes e Luciane Lopa são minhas colegas de escola. Trabalhamos na Escola Municipal Miguel Couto, no município de Nova Santa Rita, já a colega Vanessa Quadros trabalha em outro município. 

Colaborando com o blog, deixo minha participação sobre a organização e diferenças dos Projetos.



                 Projeto Pedagógico em Ação

Definição para Projeto

      A partir dos estudos e leituras, considero que projeto seja o planejamento de algo a ser executado a partir da curiosidade e vontade de querer aprender.

        As diferenças entre Projeto de Aprendizagem, de Ensino e de Ação.

      *Aprendizagem: Projeto executado pelo aluno, com a orientação do professor. Os projetos são realizados no âmbito escolar. Os alunos definem, escolhem os assuntos e temas a ser pesquisados de acordo com o interesse da turma.

            *Ensino: São projetos educacionais realizados pelos professores, visando promover melhores resultados no processo de ensino aprendizagem. O professor mantém o papel de transmissor de conhecimento, facilitador do processo, conduzindo o trabalho a partir do interesse dos alunos por determinada pesquisa.

            *Ação: Professor age como orientador à pesquisa que envolva problemáticas reais. Elaborando-se estratégias para solucionar e/ou identificar possíveis problemas.









Refletindo sobre o Projeto de Aprendizagem

Ao realizar a atividade do PA no semestre anterior, pude comprovar, como aluna, o quão positivo e enriquecedor é trabalhar com projetos. Ao lançarmos perguntas e curiosidades, as dúvidas e as certezas foram surgindo, assim como os grupos se formando a partir das afinidades e interesses. Escolher o tema e fazer novas amizades durante a realização do trabalho, é o que move e incentiva a querer descobrir e ir mais além. A liberdade impulsiona a pesquisa, pois aprendi muito com a troca de informações e as pesquisas realizadas, considero que me tornei uma pesquisadora através do projeto. 


                     


 Aluna: Anna Gomes

  Refletindo sobre o PA do semestre anterior, percebo que o Projeto de Aprendizagem torna o aluno um pesquisador, pois ele deve buscar as respostas para suas dúvidas. O quadro de certezas e dúvidas deixa claro o caminho que devemos seguir. As discussões no grupo torna a reflexão mais enriquecedora, pois apesar do assunto ser de comum interesse, cada um percebe o tema de uma forma e assim é possível a troca de informações.
   Embora não tenha concluído o projeto realizado anteriormente, o conhecimento obtido durante a pesquisa deixou reflexões sobre o tema. 


 Ao ler os textos percebo a diferença entre Projeto de Aprendizagem, de Ensino e de Ação da seguinte forma:

Projeto de Aprendizagem: O aluno deve ser orientado a pesquisar sobre o assunto de seu interesse. O professor possui o papel de orientador. Os assuntos são definidos de acordo com o interesse da turma. 

Projeto de Ensino: O aluno recebe as informações dadas pelo professor. O professor mantém o papel de transmitir o conhecimento. Os assuntos são definidos pelo próprio professor, levando em consideração o interesse e os conteúdos da turma.

Projeto de Ação: O professor conduz os alunos a pesquisarem sobre os problemas reais da comunidade. Deve-se criar uma ação para a tentativa de solucionar o problema vivido.


Aluna: Vanessa da Silva Rocha de Quadros

Sem dúvidas, um dos maiores desafios do semestre passado foi a elaboração do Projeto de Aprendizagem proposta pela disciplina de Seminário Integrador IV, em grupo, no qual elegemos estudar sobre a psicopatia. Tema complexo e que nos exigiu muitas leituras, pesquisas e até mesmo apreciação de filmes sobre o assunto.
Na busca pela compreensão da psicopatia, nosso grupo elaborou um plano de ação para chegarmos a resposta da pergunta inicial: Uma pessoa nasce psicopata ou se torna? Para tanto, nos valemos de diversos recursos.
Elaboramos o "quadro de certezas e dúvidas", no qual cada participante pode colocar seus conhecimentos prévios sobre o assunto, bem como as dúvidas a serem sanadas. Passado esse momento inicial de explosão de ideias, foi o momento de buscarmos informações sobre o assunto através de pesquisas em livros, na web, leituras de artigos, revistas científicas, bem como assistir vídeos relacionados ao tema a ser investigado. Construímos e reconstruímos mapas conceituais que evidenciaram nosso processo de descoberta e aprendizagem sobre o tema.
As discussões em sala de aula ou no ambiente virtual sobre o tema com o intuito de trocarmos ideias sempre foram muito ricas e esclarecedoras. Trabalhamos enquanto grupo, na busca de construir um trabalho consistente e bem embasado teoricamente. Entrevistamos um profissional habilitado (psicólogo).
Através das leituras e pesquisas realizadas bem como a experiência de elaborar um Projeto de Aprendizagem, pude concluir que esses são dinâmicos, flexíveis e permitem que ao aluno/pesquisador uma aprendizagem significativa. O mesmo surge através de curiosidades, dúvidas, questionamentos. Permite que o aluno pesquise, investigue, busque resoluções para os problemas. O professor age como um mediador do conhecimento, enquanto o aluno é o protagonista.
Já nos Projetos de Ensino é o professor que propõe o que será estudado, sendo o aluno um receptor. Nesse sentido, cria estratégias e meios de aprendizagem. O docente é o detentor do conhecimento e a figura central.
Projetos de Ação se referem a atitudes e elaboração de estratégias a fim de solucionar problemas existentes nos locais de vivência do indivíduo.

            


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Iniciando o trabalho