Meta 3
Após a troca de informações, apresentei para os alunos um pequeno vídeo sobre o Sol. Através deste vídeo e das interações e trocas em grupo construímos um pequeno Mapa Conceitual sobre o assunto.
O Mapa foi construído coletivamente, todos participaram e acharam a construção muito divertida! Gostaram tanto que optaram por copiar do quadro para mostrar para as suas famílias.
O Mapa ficou desta forma:
Professora: Luciane Lopa
Turma: 30
Assunto: Vulcão
O tema da nossa
pesquisa é Vulcão. Os alunos pesquisaram e assistiram alguns vídeos sobre o
tema, buscamos informações em livros didáticos. Alguns alunos pesquisaram em casa
e relataram para os colegas suas descobertas.
No início eles
achavam que no interior do vulcão tinha lava, agora descobriram que o conteúdo
se chama magma. A lava é a composição que escorre para fora do vulcão quando
ele entra em erupção.
Os alunos
acreditavam que os vulcões haviam surgido na época dos dinossauros, com a
pesquisa descobriram que eles são bem mais antigos, existem muito antes de
qualquer ser vivo existir.
Os alunos
representaram, na forma de desenhos, o que aprenderam sobre vulcões.
Alguns desenhos feitos para ilustrar o aprendizado
|
Nosso projeto de aprendizagem sobre vulcão continua a
todo vapor. Em duplas a turma 30 seguiu pesquisando sobre o tema.
Ajudei na seleção das
informações que seriam anotadas, nas dúvidas que iam surgindo. Os alunos assistiram
vídeos e surgiram assuntos que eles gostariam de saber mais. Eles leram sobre a
erupção do Vesúvio, ficará como próxima etapa do projeto.
Planejamos fazer
a experiência do vulcão com argila e bicarbonato de sódio, se for possível,
será durante a próxima semana.
Abaixo seguem fotos de algumas atividades desenvolvidas pela turma: Produção do texto coletivo, desenhos para identificar as partes de um vulcão e a experiência.
Abaixo seguem fotos de algumas atividades desenvolvidas pela turma: Produção do texto coletivo, desenhos para identificar as partes de um vulcão e a experiência.
ESCRITA DO TEXTO COLETIVO |
LEITURA DO TEXTO |
DESENHO E IDENTIFICAÇÃO DAS PARTES DE UM VULCÃO |
DESENHO E IDENTIFICAÇÃO DAS PARTES DE UM VULCÃO |
EXPOSIÇÃO DOS TRABALHOS NO MURAL DA SALA DE AULA |
E UM VULCÃO VAI SURGINDO |
A PROFESSORA TAMBÉM COLOCOU A MÃO NA ARGILA |
NOSSO VULCÃO |
NOSSO VULCÃO ESTÁ PRONTO |
Acesse o link abaixo para visualizar a experiência:
https://youtu.be/jPc62vRRnIg
Professora Veridiana
Turma: 5º ano C
Tema de pesquisa: Pediculose
O tema de
pesquisa escolhido pela turma do 5º ano C é sobre o Piolho. Iniciamos nossa
pesquisa em sala de aula, alguns alunos já haviam pesquisado previamente em
casa. Na escola assistiram também a vídeos sobre o tema. Relataram e dialogaram
sobre o assunto, discorrendo e trocando ideias. Após, construíram o Mapa
Conceitual. Para a construção do Mapa, os alunos se organizaram em grupos, cada
grupo com quatro alunos. Gostaram de realizar a atividade, mostrando-se atentos
e preocupados com a execução do trabalho.
Alunos produzindo os Mapas.
Professora: Vanessa Quadros
Faixa etária: 2 - Educação Infantil
O projeto "Sai da toca amigo" surgiu a partir da minha observação, olhar e escuta apurados em
relação as minhas crianças da faixa etária dois. Nos momentos de brincadeira no
pátio da escola, os pequenos traziam continuamente o interesse pelas
miudezas do espaço natural: sementes, folhas, pedras diferentes, minhocas,
gravetos...
O
objetivo desse projeto, além de sanar as curiosidades e dúvidas e curiosidades
das crianças em relação as “miudezas do pátio da escola” é de provocar um
“desemparedamento” dos pequeninos, para além das paredes da sala de referência.
Percebo que é urgente provocarmos um encontro das crianças com o meio ambiente,
com a natureza, e modo que elas se encantem com aquilo que há de mais belo- as
belezas naturais.
O trabalho na educação infantil tem especificidades bastante próprias. Nesse sentido, a sensibilidade por parte do educador, deve se fazer presente diariamente, de modo que esse consiga ver para além do que está dado.
Na roda de conversa, dialogamos sobre o que tinha no pátio da escola. As respostas foram diversificadas, tais como: formigas, minhocas, areia, folhas grandes pequenas, dentre outros. Seguimos conversando sobre os conhecimentos prévios das crianças.
Em seguida, propus que fossemos ao pátio investigar se realmente tinha tudo isso no pátio da escola. O resultado foi muito interessante, pois de fato, mais uma vez as crianças se mostraram excelentes observadoras, encontrando todos os itens elencados durante nossa conversa anterior.
A partir desse momento, registrei através de fotos esse rico momento investigativo, construindo o mapa conceitual dessa maneira. Acredito, que essa forma de abordagem foi muito significativa, pois através da ação as crianças puderam verificar suas certezas provisórias e posteriormente, em outro momento, visualizar através de fotos o mapa.
Segue o mapa conceitual:
Reflexão colaborativa sobre as apresentações e próximos
passos
Professora Luciane Lopa
A apresentação
do grupo Projetando foi muito rica, nossos trabalhos são bem interessantes,
muitas vezes, não nos damos conta disso, vamos fazendo as tarefas mecanicamente,
sem pensar muito, por conta do tempo.
No momento da
apresentação, paramos para contemplar o que está sendo feito, e então, nos
surpreendemos com nossas capacidades, do quanto podemos realizar e criar. Ao
ouvir os outros grupos, nos encantamos com as novas ideias, com as
possibilidades que vão surgindo. E pensamos: Como não tive esta ideia antes?
Solucionamos dúvidas, ao ouvir os outros ou ver um exemplo, parece que tudo
fica mais simples.
Foi uma noite
muito importante para complementar o trabalho que estamos realizando. Novas
ideias foram surgindo: criação de histórias em quadrinhos para ilustrar o tema
em estudo, experiência com sombras, entrevista com pessoas, utilização de
sucata para confecção de materiais ou escrita de um manual explicativo para
distribuir na escola.
Enfim, são
muitas ideias vamos em frente para colocá-las em prática.
Professora VeridianaInfelizmente, no dia da apresentação dos trabalhos não pude me fazer presente por motivo de saúde. Mas, assim como nossos alunos podem contar com o entendimento e compreensão por parte dos professores e colegas, eu também pude! Através do blog me senti inserida e conectada com o que aconteceu naquela aula durante as apresentações, bem como, quando pude dialogar e trocar com minhas colegas de escola. Momentos assim unem e nos fazem interagir, somar, acrescentar e multiplicar. Gratidão! É sempre bom exercitar, lembrar e estender aos que nos rodeiam, principalmente aos nossos alunos, nosso sentimento de agradecimento, colaboração e socialização.
Vamos continuar conectadas, nosso grupo está produzindo lindos trabalhos, nossos alunos estão interessados e interagindo com os temas escolhidos. O grupo do 5º ano já está pensando em práticas e novas pesquisas sobre o tema pediculose.
Professora Vanessa Quadros
Concordo com minhas colegas de grupo ao referirem a importância desse momento de parada e reflexão que as apresentações nos proporcionaram. Da riqueza das falas das colegas a apresentação dos nossos próprios projetos tornaram a noite proveitosa e significativa.
A construção dos projetos de aprendizagem tem permitido perceber todo o potencial criativo e construtor que nossos alunos, e nós enquanto professoras temos. As dúvidas que surgem ao longo do caminho nos impulsiona a seguir a diante e assim o andamento do trabalho flui, inclusive com os bebês e crianças bem pequenas.
O Projeto " Sai da toca amigo", o qual desenvolvo com as crianças de dois anos na escola onde trabalho tê se mostrado extremante envolvente. O interesse e o brilho no olhos dos "pequeninos" me motiva a seguir nessa bonita caminhada de ensinar e aprender.
Olá Grupo Projetando UFRGS! Luciane Lopa! Veridiana! Anna! Vanessa! O relato de vocês está cheio de detalhes e reflexões. Coloquem o link dessa publicação lá na Síntese da Meta 3. Os textos se completam! A imagem dos alunos de vocês e dos Mapas Conceituais mostra o trabalho de vocês em detalhes. Para ficar melhor ainda, sugiro que vocês escrevam uma legenda para cada imagem. Escrevam o que querem mostrar, qual a perspectiva. Isso qualifica a postagem. Ok? Fica a dica! Abraço, Betynha (Tutora do PEAD2/UFRGS)
ResponderExcluir