Quadro de certezas dúvidas


               Iniciando a conversa com a turma 30

               Professora: Luciane Lopa 

    Após a escolha do tema, perguntei aos alunos o que eles sabiam sobre vulcão. As repostas demonstram que eles sabem bastante e são observadores.
   Perguntaram se a lava do vulcão derrete o ouro e a pedra;
   Quando apareceu o primeiro vulcão;
   Eles associaram os vulcões com os dinossauros para expor a ideia de tempo;

   Perguntaram se tinha vulcão perto da escola; Perguntaram se todos os vulcões ficam perto da água ou do mar.
      Fiz algumas anotações sobre as certezas e dúvidas.


                               




Meta 2: Os Projetos de Aprendizagem na Educação Infantil

Professora: Vanessa Quadros

Os Projetos de Aprendizagem na educação infantil, mais especificamente com bebês e crianças bem pequenas, faixa etária a qual trabalho tem uma série de especificidades bastantes particulares. Nesse sentido, o olhar e escuta do professor nos diferentes momentos do cotidiano são fundamentais para que de fato as curiosidades, duvidas e certezas das crianças sejam priorizadas e valorizadas.
São nos momentos de brincadeira, rodas de conversa ou nas atividades mais corriqueiras como os momentos da alimentação, higiene, dentre tantos outros que se manifestam os interesses dos “pequenos”. O docente, todavia, necessita estar de “antenas” ligadas para entrar em sintonia com os interesses, assuntos e curiosidades das crianças, pois será justamente nesses momentos de espontaneidade que surgirão os mais ricos projetos de aprendizagem. Conforme Vasconcelos in Barbosa e Horn (2008, p. 9):

Tratando-se em uma metodologia centrada em problemas, o trabalho de projeto coloca-se na “zona de desenvolvimento proximal” (Vygotsky) da criança, convidando-a a trabalhar acima e adiante das suas possibilidades, tornando-se um eficaz andaime para seu desenvolvimento. Toma como ponto de partida uma criança que ativa, cheia de capacidades, criadora de sentido da sua existência, capaz de postura de cidadania[...] Cria, com as crianças, aquilo a que Vygotsky chama “comunidades de investigação” e, em uma perspectiva bem à maneira de Paulo Freire, torna o aluno sujeito de seu próprio desenvolvimento, capaz de dizer “Eu” e de ser agente ativo na transformação da sociedade, aprendendo com e através dos outros, em uma perspectiva interdependente e solidária.


A partir desses esclarecimentos e das questões de investigação levantada pelas crianças apresentarei um inventário de conhecimentos que será divido em dúvidas temporárias e certezas provisórias. Ressalto que o nome do nosso projeto é: “ Sai da toca amigo!”
Um projeto que surgiu a partir da minha observação, olhar e escuta apurados em relação as minhas crianças da faixa etária dois, nos momentos de brincadeira no pátio da escola, onde os pequenos traziam continuamente o interesse pelas miudezas do espaço natural: sementes, folhas, pedras diferentes, minhocas, gravetos...
O objetivo desse projeto, além de sanar as curiosidades e dúvidas e curiosidades das crianças em relação as “miudezas do pátio da escola” é de provocar um “desemparedamento” dos pequeninos, para além das paredes da sala de referência. Percebo que é urgente provocarmos um encontro das crianças com o meio ambiente, com a natureza, e modo que elas se encantem com aquilo que há de mais belo- as belezas naturais.
As crianças necessitam criar seus repertórios e brincadeiras, com as riquezas da natureza- pedras, terra, folhas, cascas, sementes- para além dos brinquedos plásticos, prontos e industrializados. Portanto, esse projeto tem como eixo norteador as interações e brincadeiras, tal como propõe as Diretrizes Curriculares da Educação Infantil de 2009.


Dúvidas temporárias
Certezas provisórias



- Será que todas as “pedrinhas” do pátio são iguais, ou tem diferenças (de cor, tamanho, etc)?
- As folhas que encontramos pelo chão do “nosso pátio” são todas iguais (tamanho, cor, são secas ou não)?
-A minhoca não sente frio lá embaixo da terra?
- Como podemos brincar com esses gravetos? O que podemos inventar?
- Como se chama a casinha das formigas?
- Por que “o sapo se esconde de nós e aparece só de vez em quando”?
- Além de brincar de comidinha com a terra e areia do pátio, o que mais podemos criar com ela? Para que ela serve?
-Por que não podemos comer as sementes do pátio? Será que tem sementes que podemos comer?
- As flores do “nosso pátio” são todas iguais? O que tem de diferente? São perfumadas?
No pátio da escola tem:

-Pedrinhas
-Folhas das árvores “grandonas e pequenas”
-Minhoca que se esconde embaixo da terra
-Pauzinho, referindo-se aos gravetos
-Formigas que “moram em suas casinhas”
-Tem o sapo que mora lá no poço do pátio
-Sementes, que “não podemos comer, só de continha”- referindo-se ao faz de conta
-Areia para “ a gente brincar”
-Terra marrom
-Plantinhas
-Flores





Referências:
BARBOSA, Maria Carmem Silveira; HORN, Maria da Graça Souza. Projetos Pedagógicos na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2008.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil / Secretaria de Educação Básica. – Brasília : MEC, SEB, 2010 -Resolução nº 5, de 17 de dezembro de 2009.





Certezas e Dúvidas




 Professora: Veridiana Biscarra
 Iniciando a conversa
 Tema: Piolho

        Após a escolha do tema, chegou o momento de tratar e discutir sobre as certezas e dúvidas temporárias em torno do assunto. Fizemos através de debate. A conversa aconteceu na sala de aula e toda a turma foi envolvida. Os alunos estavam animados, claro que, uns mais tímidos para falar, outros apontavam sugestões e contavam muitas histórias sobre o piolho.  
A turma demonstrou muito interesse sobre o projeto, participando com entusiasmo, desejando já avançar para as próximas etapas, seguir em frente com a pesquisa.




Professora Anna Gomes, 2º ano.

Após a escolha do assunto para nosso projeto de aprendizagem, construímos nosso primeiro quadro de certezas e dúvidas. Para esta construção  os alunos foram questionados sobre o que eles já sabiam sobre o assunto.  Montamos o seguinte quadro como mostra a foto abaixo:



A atividade foi realizada com todo o grupo. Todos puderam falar e comentar sobre as suas dúvidas e certezas. 





Comentários

  1. Cara, o que podemos refletir sobre esta etapa? foi difícil para eles expressarem as certezas? como foram organizados? trabalharam em grupos ou a turma toda? podes relatar e analisar um pouco mais?

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  2. espero também a participação das colegas nesta meta, abraços!

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