Meta 4- Plano de Ação


Meta 4: PLANO DE AÇÃO


Professora: Vanessa Quadros
Faixa etária: 2
Projeto: Sai da toca amigo!

Segue o plano de ação do meu Projeto de Aprendizagem: Sai da toca amigo!, onde retomei e expliquei todas as etapas do mesmo bem como as atividades que  realizarei.     

METAS
OBJETIVOS
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
BREVE DESCRIÇÃO SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA META
ATIVIDADES REALIZADAS
Meta 1 - Questões de Pesquisa
Levantar os temas de interesse e as questões de pesquisa dos/as alunos/as, a fim de desenvolver um Projeto de Aprendizagem nas turmas (ou em espaços não escolares).
10/04 a 20/04
A partir da minha observação, olhar e escuta apurados em relação as minhas crianças da faixa etária dois, nos momentos de brincadeira no pátio da escola, observei que os pequenos traziam continuamente o interesse pelas miudezas do espaço natural: sementes, folhas, pedras diferentes, minhocas, gravetos...
Brincadeira livre no pátio, propiciando que as crianças criassem seus próprios repertórios infantis, de acordo com seus interesses.

Meta 2 - Dúvidas e Certezas
Elaborar um Inventário de Conhecimentos, contendo dúvidas a serem esclarecidas e certezas a serem validadas, mediante atividades de pesquisa e aprofundamento
24/04 a 01/05
No momento da roda de conversas questionei o que havia no pátio da escola. As crianças elencaram uma série de elementos, tais como: folhas, pedras, minhocas, formiga, dentre outros. (Conhecimentos prévios)
Para a composição das dúvidas temporárias, intervi, ajudando-as a elaborar, através de questionamentos a respeito de seus conhecimentos prévios, de modo que os deixassem curiosos.

- Apresentação da “Menina”, boneca de pano a qual confeccionei”, que está sendo a grande interlocutora do Projeto. A mesma, toda semana traz alguma novidade propõe novos desafios.
- Contação da história: Sai da Toca Amigo, de Anna Gobel, Ed. LÊ. (A mesma foi contada ao ar livre no pátio da escola)
- Recolher folhas e outras miudezas que encontrarem pelo quintal.
Meta 3 – Mapa Conceitual
Construir, com os/as alunos/as um Mapa Conceitual sobre um dos temas trabalhados no PA, ensinando-as a sintetizar e relacionar aprendizagens.


04/05 a 15/05
Retomada na roda de conversa sobre os conhecimentos prévios das crianças, lançando, novamente, o questionamento: O que tem no pátio da escola?
As crianças foram convidadas a explorarem o pátio da escola a partir do nosso foco investigativo.
- Investigar no pátio as miudezas do quintal, conforme haviam citado, tais como: folhas, a minhoca, as pedrinhas, ...
Registro fotográfico, feito pela professora, desse momento investigativo
- Recolher alguns elementos naturais para nosso cesto dos tesouros (sementes, folhas, pedrinhas diferenciadas).
- Retomada de tudo que encontramos pelo pátio e organização nos cestos dos tesouros.
- Apresentação das fotos em forma de mapa conceitual.
-Exposição do mapa conceitual na sala de aula.
Meta 4 – Plano de Ação
Elaborar o Plano de Ação retomando todas as etapas/metas já desenvolvidas e as atividades por desenvolver, a fim de integralizar o planejamento e a execução do PA em um único documento.
22/05 a 15/05
A realização do projeto: Sai da toca amigo, tem sido rica e prazerosa para as crianças. O objetivo desse projeto, além de sanar as curiosidades e dúvidas e curiosidades das crianças em relação as “miudezas do pátio da escola” é de provocar um “desemparedamento” dos pequeninos, para além das paredes da sala de referência. Percebo que é urgente provocarmos um encontro das crianças com o meio ambiente, com a natureza, e modo que elas se encantem com aquilo que há de mais belo- as belezas naturais.
As crianças necessitam criar seus repertórios e brincadeiras, com as riquezas da natureza- pedras, terra, folhas, cascas, sementes- para além dos brinquedos plásticos, prontos e industrializados. Portanto, esse projeto tem como eixo norteador as interações e brincadeiras, tal como propõe as Diretrizes Curriculares da Educação Infantil de 2009.
 A cada semana a menina- a boneca de pano e interlocutora do projeto- traz novas possibilidades e surpresas que motiva as crianças, deixando-as curiosas.
É visível o crescimento e envolvimentos dos “pequeninos”, que se encantam com as novas descobertas, afinal para eles o mundo é um grande laboratório.
Das diferentes experiências educativas que realizamos e das muitas outras que ainda realizaremos, trago a curiosidade como o elemento marcante em minhas crianças.
Muito provavelmente, esse projeto se estenderá durante o segundo semestre, pois o interesse permanece e novas dúvidas vão surgindo ao longo do caminho. Esse é combustível que nos move com paixão e encantamento.
- A menina –boneca de pano- apresentou no pátio uma surpresa. Sobre um pano estendido no chão serão apresentados os cestos dos tesouros, com miudezas que as crianças encontram no pátio e outras que acrescentei, para enriquecer a atividade. Também serão disponibilizadas lupas para as crianças investigarem os elementos como desejarem.
A partir disso as crianças manipularam esses elementos e criarão seus próprios repertórios.
- Contação da história: O minhoco apaixonado, de Alessandra Pontes Roscoe e Luciana Fernandez.
- No pátio investigamos onde ficava a casinha da minhoca.
- Foram disponibilizadas panelas (de verdade), para que as crianças brincarem com os materiais que encontrarem pelo pátio (pedrinhas, sementes, areia e outros).
- As crianças foram levadas ao pátio da frente da escola. Lá, a menina – boneca de pano-  apresentou uma nova possibilidade de brincadeira. Em suporte de madeira cheio de areia (semelhante a um caixote), porém da altura das crianças, foi disponibilizado. Sobre ele haviam pequenos animais de madeira, além de outros bichinhos, pequenas folhagens, dentre outros. Disponibilizei também outros materiais naturais, tais como pequenas conchas, sementes, para que as crianças criassem seus repertórios infantis.
- A menina deixou uma nova surpresa! O que será? A história da “Formiga amiga” de Bartolomeu Campos de Queirós, Ilustrações Elisabeth Teixeira, Editora Moderna.
O livro conta a história da formiguinha Dulce que era apaixonada por doces e morava lá na cozinha do menino.
-Procuramos no pátio as amigas da Dulce. Onde moram as formiguinhas? Será que tem muitas formigas no nosso pátio?
Na sala foi montada a cozinha da Dulce com panelas de verdade e utensílios variados. Foram disponibilizados elementos naturais para complementar a brincadeira.
Culminância:
-  A culminância do Projeto será a construção de um espaço natural na escola (com elementos da natureza) e outro com redes de descanso para que os pequenos possam repousar no pátio da escola.





Meta 5 - Relatório
Desenvolver, com base no Plano de Ação, análises e reflexões sobre cada etapa desenvolvida no PA, usando o Referencial Teórico indicado na interdisciplina


Será solicitado na 14ª e 15ª semanas.


META 4: PLANO DE AÇÃO
Professora: Luciane Lopa
Turma: 30
PROJETO: O que é um vulcão?



METAS
OBJETIVOS
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
BREVE DESCRIÇÃO SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA META
ATIVIDADES REALIZADAS
Meta 1 - Questões de Pesquisa
Levantar os temas de interesse e as questões de pesquisa dos/as alunos/as, a fim de desenvolver um Projeto de Aprendizagem nas turmas (ou em espaços não escolares).

      07/04 a 17/04
Expliquei para os alunos que iríamos desenvolver uma atividade diferente. Falei sobre o PA e dei alguns exemplos. Perguntei quais assuntos eles tinham interesse de aprender e porque gostariam de aprofundar. Propus que eles formassem grupos para discutir os assuntos. Cada grupo sugeriu um tema:
1.O que é tornado e como se forma?
2. O que é chuva de pedra e como acontece?
3. O que é um vulcão?
4. O que é tsunami?  
Realizamos votação para escolha do assunto, o assunto vencedor foi: O que é um vulcão?
A turma foi organizada em quatro grupos, a fim de realizar a meta 2 de pesquisa e aprofundamento.
1ª Conversa informal com a turma, explicando sobre o desenvolvimento de um PA, com citação de alguns exemplos para ilustrar o assunto a ser desenvolvido;
2ª Divisão dos grupos para realização da atividade.Nesse momento eles discutiam o gostariam de saber, alguns fizeram anotações;
3ª A professora anotou no quadro as questões de interesse dos grupos;
4ª Organização dos grupos e combinações sobre a forma de realização da pesquisa de cada grupo:
1.     Livros, revistas ou jornais;
2.     Pesquisa em casa com o auxílio da internet;
3.     Pesquisa na escola.
Meta 2 - Dúvidas e Certezas
Elaborar um Inventário de Conhecimentos, contendo dúvidas a serem esclarecidas e certezas a serem validadas, mediante atividades de pesquisa e aprofundamento.

        24/04 a 28/04 
 Após a escolha do tema, perguntei aos alunos o que eles sabiam sobre vulcão. As repostas demonstraram que eles sabem bastante e são observadores. Perguntaram se a lava do vulcão derrete o ouro e a pedra? Quando apareceu o primeiro vulcão? Eles associaram os vulcões com os dinossauros para expor a ideia de tempo. Perguntaram se tinha vulcão perto da escola? Perguntaram se todos os vulcões ficam perto da água ou do mar? Fiz as anotações sobre, as certezas e dúvidas, no quadro da sala.
1ª Pesquisa em casa e anotações para serem relatadas em sala de aula;
2ª Visualização de vídeos sobre vulcões na sala de aula;
3ª Pesquisa em livros didáticos;
4ª Desenhos para demonstrar o que haviam aprendido;
5ª Discussão e diálogo dobre as novas descobertas;
6ª Realização de uma experiência.
Meta 3 – Mapa Conceitual
Construir, com os/as alunos/as um Mapa Conceitual sobre um dos temas trabalhados no PA, ensinando-as a sintetizar e relacionar aprendizagens.

08/05 a 22/05
 No início eles achavam que no interior do vulcão tinha lava, agora descobriram que o conteúdo se chama magma. A lava é a composição que escorre para fora do vulcão quando ele entra em erupção.
  Os alunos acreditavam que os vulcões haviam surgido na época dos dinossauros, com a pesquisa descobriram que eles são bem mais antigos, existem muito antes de qualquer ser vivo existir.
  Os alunos representaram, na forma de desenhos, o que aprenderam sobre vulcões.
Após, eles foram relatando as ideias e eu fiz o registro no quadro, formando um mapa conceitual bem simples.
 Os alunos pesquisaram e assistiram vídeos sobre o tema, buscamos informações em livros didáticos.
Buscamos imagens na internet para exemplificar como ocorrem as erupções.
 Alguns alunos pesquisaram em casa e relataram para a turma suas descobertas.
Meta 4 – Plano de Ação
Elaborar o Plano de Ação retomando todas as etapas/metas já desenvolvidas e as atividades por desenvolver, a fim de integralizar o planejamento e a execução do PA em um único documento.

23/05 a 30/06
 O espaço escolar deve priorizar a autonomia do aluno, deve ser um espaço em que ele se sinta capaz de construir seu aprendizado de forma satisfatória. O PA sobre vulcões está em andamento, juntamente com as demais atividades realizadas pela turma. Os alunos demonstram certa dificuldade para coletar informações, estamos realizando a atividade em sala de aula. Dialogamos sobre o tema e anotamos as contribuições dos alunos em um cartaz.
Pretendo aprimorar a construção do mapa conceitual, acrescentando novos elementos. Elaboração de um mapa com a participação e colaboração da turma e outros realizados por pequenos grupos.
Produção de histórias em quadrinhos com ilustração e informações sobre vulcões.
Construção de um cartaz informativo com desenho de um vulcão e suas partes.
Meta 5 - Relatório
Desenvolver, com base no Plano de Ação, análises e reflexões sobre cada etapa desenvolvida no PA, usando o Referencial Teórico indicado na interdisciplina.



Será solicitado na 14ª e 15ª semanas.
                                                                                                                                                                                                                                                        




META 4: PLANO DE AÇÃO
Professora: Veridiana Biscarra
Turma: 5º ano C
PROJETO: De onde vem o piolho?



METAS
OBJETIVOS
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
BREVE DESCRIÇÃO SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA META
ATIVIDADES REALIZADAS
Meta 1 - Questões de Pesquisa
Levantar os temas de interesse e as questões de pesquisa dos/as alunos/as, a fim de desenvolver um Projeto de Aprendizagem nas turmas (ou em espaços não escolares).

   17/04 a 20/04
Iniciei a aula explicando para os alunos que tinha uma novidade, uma proposta diferente de trabalho. Contei que na universidade eu havia trabalhado com o PA, que eles com certeza iriam gostar dessa novidade assim como eu gostei quando me foi apresentada. Expliquei sobre o Projeto, dei exemplos e logo os alunos estavam empolgados. Sugeri que formassem grupos e pensassem em assuntos que gostariam de aprender e/ou aprofundar seus conhecimentos. Após conversarem, cada grupo sugeriu um tema, de forma colaborativa fomos listando as questões escolhidas para pesquisar. A turma foi organizada em 6 grupos, com 4 alunos em cada grupo, a fim de realizar a meta 2, de pesquisa e aprofundamento. As questões escolhidas para pesquisa foram:1- O que é arma química? 2- De onde vem o ouro? 3- Como os índios faziam tinta? 4- De onde vem o piolho?
Após votação, o tema escolhido foi: De onde vem o piolho?
1ª Conversei informalmente com a turma, expliquei sobre o projeto e como se desenvolveria esse novo tipo de trabalho.
2ª Os alunos se dividiram em grupos para realizar a atividade, discutiram e anotaram o que acharam ser importante.
3ª Fui anotando no quadro as questões de interesse que os alunos iam lançando.
4ª Os alunos se organizaram para decidir como iriam realizar a pesquisa. Exemplos: conversa e pesquisa em casa com a ajuda da internet;
Livros, revistas, pesquisa na escola.
1. 




Meta 2 - Dúvidas e Certezas
Elaborar um Inventário de Conhecimentos, contendo dúvidas a serem esclarecidas e certezas a serem validadas, mediante atividades de pesquisa e aprofundamento.

02/05 a 12/05 
A partir da escolha, começamos a conversar sobre o que eles sabiam sobre o tema. Alguns alunos demonstraram timidez em um primeiro momento, mas com o decorrer da aula foram se “soltando” e relatando tudo o que sabiam sobre o piolho. Por terem escolhido um tema considerado como situação-problema, as respostas dadas demonstraram que eles sabiam bastante do assunto, bem como, se mostrando muito curiosos e empolgados para as próximas etapas que estavam por vir. Com isso, fiz anotações no quadro sobre as certezas e as dúvidas. 

 1ª Pesquisa e conversa familiar, anotações sobre o que foi descoberto;
2ª Visualização de vídeos sobre o assunto, pesquisa em livros didáticos e internet;
3ª Discussão e diálogo dobre as novas descobertas;
4ª Realização de experiências, como receitas caseiras para pediculose.
Meta 3 – Mapa Conceitual
Construir, com os/as alunos/as um Mapa Conceitual sobre um dos temas trabalhados no PA, ensinando-as a sintetizar e relacionar aprendizagens.

23/05 a 31/05 
  Retomando a conversa em sala de aula, mostrei aos alunos alguns exemplos de mapa conceitual, conversamos sobre os conhecimentos prévios já analisados e discutidos, em seguida, os alunos formaram grupos e construíram seus mapas.  


.
 Os alunos pesquisaram e visualizaram imagens sobre os mapas, assistiram vídeos e  buscaram informações em livros didáticos, bem como, pesquisa em casa e relato aos colegas.


Meta 4 – Plano de Ação
Elaborar o Plano de Ação retomando todas as etapas/metas já desenvolvidas e as atividades por desenvolver, a fim de integralizar o planejamento e a execução do PA em um único documento.

24/05 a 30/06 
Acredito que a escola deva ser o espaço e o meio em que o aluno encontre possibilidades para novas descobertas, onde possa sentir-se livre para explorar e dialogar sobre suas novas aprendizagens, sendo o professor o grande mediador e incentivador dessas conquistas. Valorizar e priorizar o que os alunos estão dispostos a pesquisar, descobrir e aprender.  Construir conhecimentos, aprendizagens é também proporcionar autonomia, é fazer com que o aluno se sinta valorizado e estimulado a dar o seu melhor. Penso que a escola, como um todo, deva pensar no aluno e no melhor para ele. Ao desenvolver os projetos de aprendizagem com os alunos, essas questões são colocadas em prática, um excelente meio para propiciar novas descobertas.
Após novas pesquisas, os alunos construirão um “livro de receitas”;
Após a coletânea das receitas, os alunos irão preparar as receitas, utilizando ingredientes que possam ser manuseados e utilizados pelos alunos;
Elaboração de cartazes e panfletos que possam ser distribuídos aos alunos da escola;
Peça teatral que explore o assunto, de forma descontraída, porém informativa;
.
Meta 5 - Relatório
Desenvolver, com base no Plano de Ação, análises e reflexões sobre cada etapa desenvolvida no PA, usando o Referencial Teórico indicado na interdisciplina.



Será solicitado na 14ª e 15ª semanas.



META 4: PLANO DE AÇÃO
Professora: Anna Gomes


Turma: 2º ano C

Quadro Referencial sobre o Plano de Ação: 

METAS
OBJETIVOS
PERÍODO DE REALIZÇÃO
BREVE DESCRIÇÃO SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA META
ATIVIDADES REALIZADAS
Meta 1 –
Questões de Pesquisa
Levantar os temas de interesse e as questões de pesquisa dos/as alunos/as, a fim de desenvolver um Projeto de Aprendizagem nas turmas (ou em espaços não escolares).

 17/04 a 20/04
Iniciei a conversa explicando que iríamos desenvolver um projeto do interesse deles. Informei também que os alunos deveriam pesquisar sobre o assunto.
 - Conversa informal e explicativa sobre o funcionamento do PA.
 - Coleta de informações sobre o interesse dos alunos.
 - Eliminação de assuntos que não despertaram o interesse de todos.
 - Escolha do assunto principal através de votação.
Meta 2 –
Dúvidas e Certezas
Elaborar um Inventário de Conhecimentos, contendo dúvidas a serem esclarecidas e certezas a serem validadas, mediante atividades de pesquisa e aprofundamento.

17/04 a 20/04 
 Sondagem sobre as dúvidas e certezas da turma.
Questionamento sobre os conhecimentos dos alunos sobre o assunto e suas dúvidas para nortear a pesquisa.
 - Elaboração do quadro de certezas e dúvidas.
 - Pesquisa individual em casa.
 - Atividade em grupo, reunião das pesquisas para buscar respostas para as dúvidas da turma.
 - Documentário sobre o Sol.
 - Leitura de livros infantis sobre o assunto.
Meta 3 –
Mapa Conceitual
Construir, com os/as alunos/as um Mapa Conceitual sobre um dos temas trabalhados no PA, ensinando-as a sintetizar e relacionar aprendizagens.

 24/04 A 23/05
 Recapitular as conclusões obtidas através da pesquisa.
 - Criar um mapa conceitual coletivo visando as dúvidas e certezas da meta anterior.
- Explicação sobre as etapas para montar um Mapa conceitual.
- Atividade coletiva, todos os alunos colaboraram para a montagem do mapa.
- Registro escrito do mapa. Organização no espaço para a cópia.
Meta 4 –
Plano de Ação
Elaborar o Plano de Ação retomando todas as etapas/metas já desenvolvidas e as atividades por desenvolver, a fim de integralizar o planejamento e a execução do PA em um único documento.

 23/05 A 30/06
            Aprendemos de forma prática e teórica a elaboração de um PA, porém a realização com os alunos foi um pouco complicada.
           Os alunos e as famílias não estão acostumados a trabalharem através de pesquisas e houve uma dificuldade para realizar a proposta de pesquisa em casa. Os próprios alunos relataram que os pais questionaram sobre o fato de terem que pesquisar, relataram que esse deveria ser o papel da professora.
         
- Criar um novo quadro de certezas e dúvidas.
- Caso haja novas dúvidas, realizar nova pesquisa.
- Coletar informações e criar um novo Mapa conceitual em grupo.
 - Elaborar cartazes explicativos, maquetes e vídeos sobre o assunto para expor na Feira de Iniciação Científica da escola.

Meta 5 –
Relatório
Desenvolver, com base no Plano de Ação, análises e reflexões sobre cada etapa desenvolvida no PA, usando o Referencial Teórico indicado na interdisciplina.



Será solicitado na 14ª e 15ª semanas.



Comentários

  1. Queridas

    que ótima síntese....difícil de colocar tudo o que foi feito num quadro ne? Se pudessem destacar algo nesse processo o que gostariam de comentar? de dar mais detalhes? todas as atividades foram bem diversificadas....e percebo um engajamento grande...mas toda a turma foi participativa? tiveram dificuldades para manter os alunos interessados? o que poderia melhorar? e em síntese aplicariam novamente esta prática pedagógica com suas turmas no futuro?

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    Respostas
    1. Bom dia professora!

      Sem dúvidas, aplicaria novamente essa prática junto as minhas crianças! Estou tendo um retorno muito positivo por parte dos alunos que mostram-se interessados e motivados.
      Os elementos da natureza, encanta os pequenos!
      Como destaque trago a construção do espaço com elementos naturais. Esse será um espaço que todas as crianças da escola poderão desfrutar e construir diferentes aprendizagens.

      Um abraço,

      Vanessa Quadros

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