Relatório final
Projetos de Aprendizagem: Relatório final
Aluna: Veridiana Biscarra Oliveira
Pensando na objetividade dos estudos
e, em como os conceitos foram trabalhados e abordados de diferentes formas,
considero como sendo positivas e muito ricas as vivências e experiências que
aconteceram durante a realização do projeto. No começo, quando foi apresentada
aos alunos essa nova proposta de metodologia, estes não entenderam prontamente
como seria desenvolvido, nem como se daria o processo, mostrando-se tímidos e
pouco à vontade. Após conversa e explicações da professora tiveram uma ideia
vaga. A professora, então, explicou que o projeto seria algo planejado e
executado a partir da curiosidade e vontade de querer aprender, questionando o
que seria interessante descobrir ou saber mais. Enquanto aluna do curso, fiquei
extremamente feliz em poder realizar uma atividade de projeto, conhecer e entender mais sobre
este tipo de técnica. Neste semestre, em sala de aula, apresentando esta
proposta aos alunos, pude comprovar e reafirmar, na prática, o quão enriquecedor é
trabalhar com projetos.
Durante a
realização do projeto as limitações que se apresentaram foram pouco
significativas diante da grandeza, do potencial que os alunos demonstraram
enquanto pesquisadores. Após muitas trocas e conversas, os alunos, que são
curiosos e estão sempre dispostos a aprender, escolheram o tema a ser
pesquisado, decidido isto, surgiram muitos comentários e questionamentos,
dúvidas e certezas provisórias, bem como a vontade de iniciar imediatamente com
as pesquisas. Então, naturalmente o processo de pesquisa foi iniciado, sem
grandes complicações.
Considerando as leituras indicadas, entendo que, o
conceito dos projetos de aprendizagem como metodologia de ação pedagógica,
acontece “No momento em que lançamos mão deste tipo de metodologia,
oportunizamos aos alunos a sistematização de informações, onde a rede destas
será ampliada. Enquanto o projeto se desenvolve, os estudantes constroem uma
rede de conhecimentos em torno da questão investigada” (Fagundes et alli,
1999).
Relatório final
Aluna:
Vanessa da Silva Rocha de Quadros
A
Experiência de realizar o projeto de aprendizagem: “Sai da toca amigo!”, foi fantástica!
Tanto foi o interesse e a motivação das crianças que o mesmo terá continuidade
no segundo semestre quando retornarmos do recesso escolar.
A cada
novo dia os “pequenos” descobriam novas possibilidades no pátio da escola e
também ao seu redor, que conta com um espaço verde belíssimo. Com isso, o tema não
se esgotava e as crianças- curiosas e pesquisadoras natas- davam vitalidade a
nossa pesquisa.
Um
momento único e de grande aprendizagem para os alunos e para mim, enquanto
professora. Além do que as aulas e o aporte teórico dado pelas professoras
forem de grande valia para fundamentar minha prática, promovendo momentos de
reflexão e análise.
Das
etapas que se seguiram para a composição e realização do projeto (metas),
destaco a importância do professor, em especial o de educação infantil que
trabalha com bebês e crianças bem pequenas, estar atento aos sinais, que muitas
vezes não são verbais mas acontecem nas brincadeiras ou outros momentos da vida
cotidiana, que a criança dá.
Serão
justamente esses sinais, que indicarão os interesses de investigação dos “pequeninos”.
Nesse sentido, o olhar e a escuta cuidadosa é uma capacidade que os docentes
devem aperfeiçoar ao longo de sua trajetória, pois isso denota respeito aos
interesses do educando e a sua bagagem de conhecimentos.
Sem
dúvidas, o projeto de aprendizagem é uma excelente metodologia de ação
pedagógica pois conforme coloca Fagundes (2006, p.30):
O desenvolvimento de um
projeto de aprendizagem consiste na busca por informações que esclareçam as
indagações de um sujeito sobre a sua realidade. Essas indagações se manifestam
por inquietações advindas de suas vivências e necessidades em conhecer e
explicar o mundo. O objetivo é o desenvolvimento de um processo de aprendizagem
que alcance a construção de novos conhecimentos, em que o aprendiz possa
sistematizar informações ampliando sua rede de significações, possa
reestruturar o raciocínio lógico sobre os novos significados enquanto elabora
sínteses de respostas descritivas e explicativas para sua curiosidade.
REFERÊNCIA
FAGUNDES,
Léa da Cruz et al. Projetos de
aprendizagem uma experiência mediada por ambientes telemáticos. Revista
Brasileira de Informática na Educação Volume 14 - Número 1 - Janeiro a Abril de
2006.
Relatório
final: Projetos de Aprendizagem
Professora:
Luciane Lopa
Tema:
O que é um vulcão?
Turma:
3ºano
Ao
analisar o desenvolvimento do PA, considero que as etapas desenvolvidas foram
muito significativas para os alunos, houve aprendizado e muitas transformações
na nossa sala de aula. Inicialmente, planejei como seria o passo a passo,
pensei nas atividades que seriam desenvolvidas e como seria a participação de
cada um. Sendo um PA, procurei deixar os alunos encarregados da busca de informações
sobre o tema escolhido: o que é um vulcão. Muitos tinham conhecimento por
acessarem a internet e fazerem leituras em gibis, aproveitei tudo que eles
podiam contribuir. Organizei períodos de pesquisa durante a aula, até então
tudo certo, quando pedi que levassem como tarefa de casa ampliar o estudo, o
resultado não foi o esperado. Alguns fizeram e outros não. Então ficou um pouco
confuso, resolvi mudar a estratégia, combinamos que o PA seria realizado
durante as aulas e eu os ajudaria.
E o PA seguiu, realizamos muitas atividades,
como desenhos, escrita de frases, pequenos textos, um mapa conceitual adaptado,
textos coletivos e a experiência efervescente do vulcão. As atividades foram
orientadas por mim, mas eles davam aulas para os colegas e para quem
perguntasse sobre vulcões. Nosso projeto se espalhou pela escola e outras
turmas estão interessadas em fazer algo semelhante, partindo dos interesses dos
alunos.
Segundo Hernández (1998), os alunos devem ser
protagonistas de sua aprendizagem, considero que mesmo sendo necessário adaptar
a organização e aplicação do PA, houve aprendizado significativo e com
autonomia. Em muitos momentos o PA se transformou em Projeto de
ensino-aprendizagem. Um aluno que não está alfabetizado relatou de forma
singular suas descobertas, surpreendo outras pessoas. E os demais alunos,
expressaram seus conhecimentos para além da sala de aula, com propriedade e
segurança de quem sabe o está falando. Para o autor, citado acima, um projeto
deve transformar e dialogar. Os alunos demonstraram essas transformações ao
dialogarem entre si e com os outros, transformando o conhecimento em
aprendizado. Percebo que mudanças ocorreram e o trabalho deve seguir, eles
esperam pelo próximo, a sementinha está plantada.
Referência bibliográfica:
HERNÁNDEZ, Fernando. Transgressão
e mudança na educação. Os projetos de trabalho. Editora: ARTMED, 1998.
Aluna : Anna Gomes
Desenvolver
o Projeto de Aprendizagem com os alunos da turma de segundo ano foi muito
satisfatório. Os alunos desde o início mostram grande interesse em participar.
No início estranharam a proposta, mas ao decorrer das metas foram compreendendo
melhor.
Percebi
que os alunos estranharam os momentos de pesquisa em grupo, isso se dá pelo motivo
de nós professores sempre “passarmos” os conteúdos e não permitir que os
próprios alunos busquem por suas
aprendizagens.
Como
potências, destaco o fato de o professor ser apenas um orientador de estudo,
pois fez com que os alunos pudessem explorar mais suas habilidades e
capacidades de investigação. A elaboração do Mapa conceitual foi um momento
muito rico para todos, enquanto sintetizávamos as aprendizagens os alunos mostraram
o quanto aprenderam durante toda a pesquisa.
As
possibilidades de realizar as pesquisas em grupo facilitou o trabalho até mesmo
dos alunos que possuem dificuldades na aprendizagem.
As limitações vivenciadas durante o
desenvolvimento do PA foram problemas de conexão com a internet, falta de
recursos para pesquisa como o uso de computadores e a impossibilidade de uso da
biblioteca da escola para a busca de livros.
A
metodologia do PA é extremamente consistente, possui etapas bem definidas, mas
que podem ser ampliadas de acordo com a necessidade. Podemos definir o PA como uma ação pedagógica,
pois de acordo com Fagundes (2006, p.30).
“[...] O objetivo é o
desenvolvimento de um processo de aprendizagem que alcance a construção de
novos conhecimentos, em que o aprendiz possa sistematizar informações ampliando
sua rede de significações, possa reestruturar o raciocínio lógico sobre os
novos significados enquanto elabora sínteses de respostas descritivas e
explicativas para sua curiosidade.
Desta forma concluo que até o momento, desenvolver o PA na
escola foi muito satisfatório, com certeza teremos mais momentos de
aprendizagens através de pesquisas e assim contribuindo para uma educação que
preza pela autonomia e conhecimento pelo interesse dos alunos.
Referência:
FAGUNDES, Léa da Cruz et al. Projetos de aprendizagem uma experiência mediada por ambientes telemáticos. Revista Brasileira de Informática na Educação Volume 14 - Número 1 - Janeiro a Abril de 2006.
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