Relatório final





Projetos de Aprendizagem: Relatório final
Aluna: Veridiana Biscarra Oliveira

Pensando na objetividade dos estudos e, em como os conceitos foram trabalhados e abordados de diferentes formas, considero como sendo positivas e muito ricas as vivências e experiências que aconteceram durante a realização do projeto. No começo, quando foi apresentada aos alunos essa nova proposta de metodologia, estes não entenderam prontamente como seria desenvolvido, nem como se daria o processo, mostrando-se tímidos e pouco à vontade. Após conversa e explicações da professora tiveram uma ideia vaga. A professora, então, explicou que o projeto seria algo planejado e executado a partir da curiosidade e vontade de querer aprender, questionando o que seria interessante descobrir ou saber mais. Enquanto aluna do curso, fiquei extremamente feliz em poder realizar uma atividade de projeto, conhecer e entender mais sobre este tipo de técnica. Neste semestre, em sala de aula, apresentando esta proposta aos alunos, pude comprovar e reafirmar, na prática, o quão enriquecedor é trabalhar com projetos.
 Durante a realização do projeto as limitações que se apresentaram foram pouco significativas diante da grandeza, do potencial que os alunos demonstraram enquanto pesquisadores. Após muitas trocas e conversas, os alunos, que são curiosos e estão sempre dispostos a aprender, escolheram o tema a ser pesquisado, decidido isto, surgiram muitos comentários e questionamentos, dúvidas e certezas provisórias, bem como a vontade de iniciar imediatamente com as pesquisas. Então, naturalmente o processo de pesquisa foi iniciado, sem grandes complicações.  
Considerando as leituras indicadas, entendo que, o conceito dos projetos de aprendizagem como metodologia de ação pedagógica, acontece “No momento em que lançamos mão deste tipo de metodologia, oportunizamos aos alunos a sistematização de informações, onde a rede destas será ampliada. Enquanto o projeto se desenvolve, os estudantes constroem uma rede de conhecimentos em torno da questão investigada” (Fagundes et alli, 1999). 


Relatório final
Aluna: Vanessa da Silva Rocha de Quadros

A Experiência de realizar o projeto de aprendizagem: “Sai da toca amigo!”, foi fantástica! Tanto foi o interesse e a motivação das crianças que o mesmo terá continuidade no segundo semestre quando retornarmos do recesso escolar.
A cada novo dia os “pequenos” descobriam novas possibilidades no pátio da escola e também ao seu redor, que conta com um espaço verde belíssimo. Com isso, o tema não se esgotava e as crianças- curiosas e pesquisadoras natas- davam vitalidade a nossa pesquisa.
Um momento único e de grande aprendizagem para os alunos e para mim, enquanto professora. Além do que as aulas e o aporte teórico dado pelas professoras forem de grande valia para fundamentar minha prática, promovendo momentos de reflexão e análise.
Das etapas que se seguiram para a composição e realização do projeto (metas), destaco a importância do professor, em especial o de educação infantil que trabalha com bebês e crianças bem pequenas, estar atento aos sinais, que muitas vezes não são verbais mas acontecem nas brincadeiras ou outros momentos da vida cotidiana, que a criança dá.
Serão justamente esses sinais, que indicarão os interesses de investigação dos “pequeninos”. Nesse sentido, o olhar e a escuta cuidadosa é uma capacidade que os docentes devem aperfeiçoar ao longo de sua trajetória, pois isso denota respeito aos interesses do educando e a sua bagagem de conhecimentos.
Sem dúvidas, o projeto de aprendizagem é uma excelente metodologia de ação pedagógica pois conforme coloca Fagundes (2006, p.30):
O desenvolvimento de um projeto de aprendizagem consiste na busca por informações que esclareçam as indagações de um sujeito sobre a sua realidade. Essas indagações se manifestam por inquietações advindas de suas vivências e necessidades em conhecer e explicar o mundo. O objetivo é o desenvolvimento de um processo de aprendizagem que alcance a construção de novos conhecimentos, em que o aprendiz possa sistematizar informações ampliando sua rede de significações, possa reestruturar o raciocínio lógico sobre os novos significados enquanto elabora sínteses de respostas descritivas e explicativas para sua curiosidade.

 REFERÊNCIA


FAGUNDES, Léa da Cruz et al. Projetos de aprendizagem uma experiência mediada por ambientes telemáticos. Revista Brasileira de Informática na Educação Volume 14 - Número 1 - Janeiro a Abril de 2006.




Relatório final: Projetos de Aprendizagem
Professora: Luciane Lopa
Tema: O que é um vulcão?
Turma: 3ºano

     Ao analisar o desenvolvimento do PA, considero que as etapas desenvolvidas foram muito significativas para os alunos, houve aprendizado e muitas transformações na nossa sala de aula. Inicialmente, planejei como seria o passo a passo, pensei nas atividades que seriam desenvolvidas e como seria a participação de cada um. Sendo um PA, procurei deixar os alunos encarregados da busca de informações sobre o tema escolhido: o que é um vulcão. Muitos tinham conhecimento por acessarem a internet e fazerem leituras em gibis, aproveitei tudo que eles podiam contribuir. Organizei períodos de pesquisa durante a aula, até então tudo certo, quando pedi que levassem como tarefa de casa ampliar o estudo, o resultado não foi o esperado. Alguns fizeram e outros não. Então ficou um pouco confuso, resolvi mudar a estratégia, combinamos que o PA seria realizado durante as aulas e eu os ajudaria.
   E o PA seguiu, realizamos muitas atividades, como desenhos, escrita de frases, pequenos textos, um mapa conceitual adaptado, textos coletivos e a experiência efervescente do vulcão. As atividades foram orientadas por mim, mas eles davam aulas para os colegas e para quem perguntasse sobre vulcões. Nosso projeto se espalhou pela escola e outras turmas estão interessadas em fazer algo semelhante, partindo dos interesses dos alunos.
  Segundo Hernández (1998), os alunos devem ser protagonistas de sua aprendizagem, considero que mesmo sendo necessário adaptar a organização e aplicação do PA, houve aprendizado significativo e com autonomia. Em muitos momentos o PA se transformou em Projeto de ensino-aprendizagem. Um aluno que não está alfabetizado relatou de forma singular suas descobertas, surpreendo outras pessoas. E os demais alunos, expressaram seus conhecimentos para além da sala de aula, com propriedade e segurança de quem sabe o está falando. Para o autor, citado acima, um projeto deve transformar e dialogar. Os alunos demonstraram essas transformações ao dialogarem entre si e com os outros, transformando o conhecimento em aprendizado. Percebo que mudanças ocorreram e o trabalho deve seguir, eles esperam pelo próximo, a sementinha está plantada.

Referência bibliográfica:

HERNÁNDEZ, Fernando. Transgressão e mudança na educação. Os projetos de trabalho. Editora: ARTMED, 1998.



Aluna : Anna Gomes
Desenvolver o Projeto de Aprendizagem com os alunos da turma de segundo ano foi muito satisfatório. Os alunos desde o início mostram grande interesse em participar. No início estranharam a proposta, mas ao decorrer das metas foram compreendendo melhor.
Percebi que os alunos estranharam os momentos de pesquisa em grupo, isso se dá pelo motivo de nós professores sempre “passarmos” os conteúdos e não permitir que os próprios alunos  busquem por suas aprendizagens.
Como potências, destaco o fato de o professor ser apenas um orientador de estudo, pois fez com que os alunos pudessem explorar mais suas habilidades e capacidades de investigação. A elaboração do Mapa conceitual foi um momento muito rico para todos, enquanto sintetizávamos as aprendizagens os alunos mostraram o quanto aprenderam durante toda a pesquisa.
As possibilidades de realizar as pesquisas em grupo facilitou o trabalho até mesmo dos alunos que possuem dificuldades na aprendizagem.
 As limitações vivenciadas durante o desenvolvimento do PA foram problemas de conexão com a internet, falta de recursos para pesquisa como o uso de computadores e a impossibilidade de uso da biblioteca da escola para a busca de livros.
A metodologia do PA é extremamente consistente, possui etapas bem definidas, mas que podem ser ampliadas de acordo com a necessidade. Podemos definir o PA como uma ação pedagógica, pois de acordo com Fagundes (2006, p.30).
“[...] O objetivo é o desenvolvimento de um processo de aprendizagem que alcance a construção de novos conhecimentos, em que o aprendiz possa sistematizar informações ampliando sua rede de significações, possa reestruturar o raciocínio lógico sobre os novos significados enquanto elabora sínteses de respostas descritivas e explicativas para sua curiosidade.

Desta forma concluo que até o momento, desenvolver o PA na escola foi muito satisfatório, com certeza teremos mais momentos de aprendizagens através de pesquisas e assim contribuindo para uma educação que preza pela autonomia e conhecimento pelo interesse dos alunos.


Referência:

FAGUNDES, Léa da Cruz et al. Projetos de aprendizagem uma experiência mediada por ambientes telemáticos. Revista Brasileira de Informática na Educação Volume 14 - Número 1 - Janeiro a Abril de 2006.

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