Iniciando o trabalho
A escola está localizada no município de Nova Santa Rita, bairro Berto Círio. A comunidade escolar é mista, atendemos alunos extremamente humildes e com maior poder aquisitivo.
Olá, sou a Anna Gomes. Trabalho com turmas de alfabetização 1° e 2º ano. A turma escolhida para realizar o PA foi a turma de segundo ano, pois trata-se de uma turma de escola pública e que possuímos o direito de uso de imagem assinado pelos responsáveis.
A turma possui 24 alunos, sendo que 13 são meninos e 11 meninas. A turma permanece em processo de alfabetização. Atualmente os alunos encontra-se em níveis de escrita diferentes, desde o nível pré silábico ao alfabético.
No dia programado para iniciarmos a escolha do assunto para o PA os alunos puderam lançar várias ideias sobre o que gostariam de aprender. No início foi difícil, pois estavam com vergonha de falar algo "errado". Depois de muita conversa os assuntos começaram a surgir.
Confira na imagem abaixo.
Professora Veridiana Biscarra Oliveira
Iniciando o PA
Escolhi minha turma do 5º ano para realizar o PA. Assim como a colega Anna Gomes, trabalho na escola Miguel Couto, município de nova Santa Rita.
Minha turma tem 24 alunos, todos curiosos e dispostos a aprender. No início da nossa conversa se mostraram um pouco tímidos e pouco à vontade, não conseguiam expor muitas ideias para pesquisa, porém, após escolher como tema o "piolho", surgiram muitos comentários e o assunto fluiu naturalmente.
Sou a professora Luciane Nunes Lopa de Oliveira, trabalho no Estado, com uma turma de terceiro ano e no Município, de Nova Santa Rita, com um segundo ano. Escolhi para trabalhar o PA, a turma de terceiro ano, em função das características da turma. A escola está localizada no bairro São Luiz, em Canoas.
É uma turma pequena, composta por 14 alunos. A turma é curiosa, com iniciativa e a maioria já domina a leitura. Conversamos sobre o que eles gostariam de aprender. No início eles não entenderam a proposta. Falaram que queriam aprender ciências, português, geografia, etc. Então expliquei que eles escolheriam alguns temas e depois faríamos uma votação. Pedi que eles pensassem em algo bem interessante que eles gostariam de aprender ou aprofundar informações.
Eles deram as seguintes sugestões :
1. O que é tornado e como se forma?
2. O que é chuva de pedra e como acontece?
3. O que é um vulcão?
4. O que é tsunami?
2. O que é chuva de pedra e como acontece?
3. O que é um vulcão?
4. O que é tsunami?
Fizemos uma votação e o assunto escolhido foi:
# O QUE É UM VULCÃO
A nossa escola possui sala digital, faremos pesquisas via internet e iremos consultar os livros disponíveis na biblioteca.
A nossa escola possui sala digital, faremos pesquisas via internet e iremos consultar os livros disponíveis na biblioteca.
Professora:
Vanessa da Silva Rocha de Quadros
Sou
professora da EMEI Pequeno Polegar, situada no município de Novo Hamburgo. Esta
é uma creche que atende bebês e crianças bem pequenas da faixa etária de zero a
três anos.
Esse
ano estou trabalhando no projeto de mediação de leitura. Particularmente, estou
adorando essa nova experiência, pois o universo literário sempre me encantou.
Poder apresenta-los para as crianças de maneira lúdica e prazerosa tem sido uma
tarefa bastante gratificante.
A
turma que escolhi para realizar o Projeto de Aprendizagem é da faixa etária
dois. Esse grupo é composto por quinze crianças. Esses são muito falantes, participativos,
ativos e curiosos. Nas últimas semanas, através do meu olhar e escuta
cuidadosa, percebi o quanto interessava aos “pequeninos” as miudezas do pátio,
desde pedrinhas, folhas a pequenos insetos que lá viviam. O verde, a areia, a
terra os encantava.
As
possibilidades que o ambiente natural nos oferece é riquíssima e atrai os
pequenos com sua beleza e originalidade. A partir disso, iniciaremos o Projeto:
“ Sai da Toca Amigo”. O mesmo será desencadeado pela leitura do livro: Sai da
Toca Amigo, de autoria de Anna Gobel, Editora Lê.
Esta
história ressalta a importância de brincar na infância e de como é gostoso
poder brincar ao ar livre, para além dos computadores, tablets e vídeo games.
Brincar de sujar, de correr com os amigos pelo ambiente, descobrindo as belezas
naturais. Encantar-se com as miudezas que encontramos por ali: o caracol, a
formiga, a pedrinha de coloração diferente...
Ao
longo do enredo uma menina vai chamando seus amigos, dizendo: Sai da toca
amigo! – convidando-os para brincar na rua! A cada página uma nova surpresa,
uma nova descoberta- damos asas à imaginação. Para tanto, confeccionei uma
menina de pano, tal como a da história. Ela será a grande interlocutora desse
conto convidativo e rico. A partir daí e
das curiosidades que surgirem ao longo do caminho, o projeto irá se desenvolvendo.
Grupo, vocês não se apresentam? não tem aqui a indicação dos componentes. Se todos irão trabalhar na mesma turma/escola (acredito que não). Pelo meu registro o grupo é Luciane Lopa
ResponderExcluirVeridiana Biscarra Oliveira
Anna Gomes
Vanessa Quadros
mas não achei os nomes no blog, apresentando vocês e suas turmas. Podem complementar isso?
dúvida, esse projeto será desenvolvido com a turma de primeiro ou de segundo?
ResponderExcluira definição das dúvidas e certezas (meta 2) foi feito junto com a meta 1, mas sugiro que leias o material que colocamos no moodle hoje para que complementes a meta 2. Não é uma maratona, não precisas correr. É necessário mais reflexão, mais profundidade teórica. Parabéns pelo começo, vamos só melhorar, aprofundar e enriquecer este texto. E o resto do grupo?
Caras, ficou muito melhor esta postagem...o leitor consegue ter uma ideia de quem são as turmas e como elas inciaram...gostei!
ResponderExcluir