Iniciando o trabalho


Olá, sou a Anna Gomes.  Trabalho com turmas de alfabetização 1° e 2º ano. A turma escolhida para realizar o PA foi a turma de segundo ano, pois trata-se de uma turma de escola pública e que possuímos o direito de uso de imagem assinado pelos responsáveis.

A turma possui 24 alunos, sendo que 13 são meninos e 11 meninas. A turma permanece em processo de alfabetização. Atualmente os alunos encontra-se em níveis de escrita diferentes, desde o nível pré silábico ao alfabético.
A escola está localizada no município de Nova Santa Rita, bairro Berto Círio. A comunidade escolar é mista, atendemos  alunos  extremamente humildes e com maior poder aquisitivo. 




No dia programado para iniciarmos a escolha do assunto para o PA os alunos puderam lançar várias ideias sobre o que gostariam de aprender. No início foi difícil, pois estavam com vergonha de falar algo "errado". Depois de muita conversa os assuntos começaram a surgir. 
Confira na imagem abaixo.





Professora Veridiana Biscarra Oliveira
Iniciando o PA
Escolhi minha turma do 5º ano para realizar o PA. Assim como a colega Anna Gomes, trabalho na escola Miguel Couto, município de nova Santa Rita. 
Minha turma tem 24 alunos, todos curiosos e dispostos a aprender. No início da nossa conversa se mostraram um pouco tímidos e pouco à vontade, não conseguiam expor muitas ideias para pesquisa, porém, após escolher como tema o "piolho", surgiram muitos comentários e o assunto fluiu naturalmente. 



                          
   
 Sou a professora Luciane Nunes Lopa de Oliveira, trabalho no Estado, com uma turma de terceiro ano e no Município, de Nova Santa Rita, com um segundo ano. Escolhi para trabalhar o PA, a turma de terceiro ano, em função das características da turma. A escola está localizada no bairro São Luiz, em Canoas.
    É uma turma pequena, composta por 14 alunos. A turma é curiosa, com iniciativa e a maioria já domina a leitura. Conversamos sobre o que eles gostariam de aprender. No início eles não entenderam a proposta. Falaram que queriam aprender ciências, português, geografia, etc. Então expliquei que eles escolheriam alguns temas e depois faríamos uma votação. Pedi que eles pensassem em algo bem interessante que eles gostariam de aprender ou aprofundar informações.
   Eles deram as seguintes sugestões :
1.    O que é tornado e como se forma?
2. O que é chuva de pedra e como acontece?
 3. O que é um vulcão?
 4. O que é tsunami?  
    Fizemos uma votação e o assunto escolhido foi:
# O QUE É UM VULCÃO

     A nossa escola possui sala digital, faremos pesquisas via internet e iremos consultar os livros disponíveis na biblioteca.



Professora: Vanessa da Silva Rocha de Quadros

Sou professora da EMEI Pequeno Polegar, situada no município de Novo Hamburgo. Esta é uma creche que atende bebês e crianças bem pequenas da faixa etária de zero a três anos.
Esse ano estou trabalhando no projeto de mediação de leitura. Particularmente, estou adorando essa nova experiência, pois o universo literário sempre me encantou. Poder apresenta-los para as crianças de maneira lúdica e prazerosa tem sido uma tarefa bastante gratificante.
A turma que escolhi para realizar o Projeto de Aprendizagem é da faixa etária dois. Esse grupo é composto por quinze crianças. Esses são muito falantes, participativos, ativos e curiosos. Nas últimas semanas, através do meu olhar e escuta cuidadosa, percebi o quanto interessava aos “pequeninos” as miudezas do pátio, desde pedrinhas, folhas a pequenos insetos que lá viviam. O verde, a areia, a terra os encantava.
As possibilidades que o ambiente natural nos oferece é riquíssima e atrai os pequenos com sua beleza e originalidade. A partir disso, iniciaremos o Projeto: “ Sai da Toca Amigo”. O mesmo será desencadeado pela leitura do livro: Sai da Toca Amigo, de autoria de Anna Gobel, Editora Lê.
Esta história ressalta a importância de brincar na infância e de como é gostoso poder brincar ao ar livre, para além dos computadores, tablets e vídeo games. Brincar de sujar, de correr com os amigos pelo ambiente, descobrindo as belezas naturais. Encantar-se com as miudezas que encontramos por ali: o caracol, a formiga, a pedrinha de coloração diferente...
Ao longo do enredo uma menina vai chamando seus amigos, dizendo: Sai da toca amigo! – convidando-os para brincar na rua! A cada página uma nova surpresa, uma nova descoberta- damos asas à imaginação. Para tanto, confeccionei uma menina de pano, tal como a da história. Ela será a grande interlocutora desse conto convidativo e rico.  A partir daí e das curiosidades que surgirem ao longo do caminho, o projeto irá se desenvolvendo.



Comentários

  1. Grupo, vocês não se apresentam? não tem aqui a indicação dos componentes. Se todos irão trabalhar na mesma turma/escola (acredito que não). Pelo meu registro o grupo é Luciane Lopa
    Veridiana Biscarra Oliveira
    Anna Gomes
    Vanessa Quadros
    mas não achei os nomes no blog, apresentando vocês e suas turmas. Podem complementar isso?

    ResponderExcluir
  2. dúvida, esse projeto será desenvolvido com a turma de primeiro ou de segundo?
    a definição das dúvidas e certezas (meta 2) foi feito junto com a meta 1, mas sugiro que leias o material que colocamos no moodle hoje para que complementes a meta 2. Não é uma maratona, não precisas correr. É necessário mais reflexão, mais profundidade teórica. Parabéns pelo começo, vamos só melhorar, aprofundar e enriquecer este texto. E o resto do grupo?

    ResponderExcluir
  3. Caras, ficou muito melhor esta postagem...o leitor consegue ter uma ideia de quem são as turmas e como elas inciaram...gostei!

    ResponderExcluir

Postar um comentário